terça-feira, 15 de novembro de 2011

A História da Minha Rua: meu mundo, minha identidade


    A rua onde moro há mais de dezoito anos fica localizada no bairro do Farol, na cidade de Maceió-AL. Este bairro é valorizado por estar na região central da cidade de Maceió e onde foi construído diversos estabelecimentos comerciais, industriais, bancos, lojas, supermercados de grande porte, escolas, farmácias, enfim uma infinidade de estabelecimentos que oferecem serviços direto e indireto no qual atende grande camada da população maceoense.
    O nome da rua é Rua General Portugal Ramalho, ela é muito conhecida por está próxima ao Hospital Portugal Ramalho, esta rua fica nos fundo do hospital. A rua só tem casa de um lado, as casas são cause todas do mesmo modelo, menos as que foram reformadas recentemente.
    Muitas das casas ainda permanecem com as mesmas estruturas física que há cinquenta anos atrás, antigamente os terrenos eram lotes e muitos deles foram invadidos. A construção das casas foi feita de forma desregular por isso que algumas são mais altas que outras.
    É uma rua tranquila, sem muita violência durante toda a minha infância foi criando nela e nunca presenciei nenhuma cena violência, realmente é uma rua muito pacata com moradores simples e trabalhadores, grande parte dos que residem nesta rua são de classe média baixa e alta. Os moradores mais antigos em sua grande parte já morreram só sobrevive ao tempo um ou dois idosos que resiste ao avançar das décadas e consequentemente da idade.
    No final de cada mês, sempre aos sábados os moradores da rua se juntam e fazem um encontro que é marco com muitas conversas, comidas, bingo e também comemoração dos aniversariantes do mês. Nesta rua há um elo que uni grande parte dos moradores, geralmente que sempre organiza estas reuniões são os moradores mais antigos da rua.
    Ano passado os moradores desta rua foram surpreendidos com a mudança repentina do nome da rua e sem nenhuma justificativa plausível para tal ato, pois esta rua é muito antiga no bairro e todos que moram na redondeza onde ela está localizada conhecem a rua pelo ponto de referência que é o Hospital Portugal Ramalho que é semelhante ao nome da rua. Atualmente o nome da rua é Ana Maria Coelho de Melo, esta rua ficava no bairro da Jatiúca, e nome da rua na qual eu resido foi para o bairro da Jatiúca com o nome de Rua General José Portugal Ramalho, é claro que os moradores não gostaram da mudança e todos fizeram um abaixo assinado para enviar para prefeitura da cidade de Maceió, com o objetivo que a prefeitura tome alguma decisão em relação a mudança dos nomes das ruas.
    Mesmo com os nomes trocados eu ainda continuo recebendo cartas e faturas de contas com o nome antigo da rua que ao meu ver é mais representativo para o contexto histórico da rua. Particularmente eu não sei informar se a prefeitura já tomou alguma decisão para a situação citada acima.
    É nesta rua que cresce e fez grandes amigos, e é com eles que eu posso contar em todos os momentos da minha vida. Nela a minha vida pessoal e profissional se constituiu, pois foi aqui que aos meus quinze anos de idade comecei a ministrar aulas particulares para os filhos dos meus vizinhos e esta experiência foi fundamental para que eu tomasse a decisão de fazer o curso de Pedagogia na UFAL.
    A autora ZAMBONI nos chama a atenção para o fato de constituirmos nossa identidade a partir de reflexões sobre o lugar a qual pertencemos e do qual fazermos parte como sujeitos históricos e sociais, e destaca que “o lugar é a segurança, a nossa casa, o nosso bairro, a nossa cidade e a ele estamos ligados fisicamente e emocionalmente, o lugar nos dá o sentimento de pertencer e concretiza a nossa identidade”. E a mesma ainda ressalta que “o estudo do lugar tem um papel essencial no ensino da história, como um espaço onde ocorre naturalmente à inter-relação dos elementos físicos, biológicos e humanos é o ponto de partida para a aquisição de novos conhecimentos”.

                                 Foto da rua em 1999  
                                 Foto da rua em 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário